sábado, 28 de janeiro de 2017

FALANDO SOBRE A PAZ COM AS CRIANÇAS - Dia 03

Estamos de férias e neste dia, resolvemos aproveitar a tarde na biblioteca do bairro que, inclusive, fica em frente a um parque ecológico e tem um parquinho bem gostoso ao lado.
Aqui em Maringá, no Paraná, as bibliotecas municipais são bem cuidadas e oferecem além de livros, revistas, filmes para ler no local ou emprestar, jogos, desenhos para colorir e oficinas variadas.
Neste dia, participamos de uma oficina de marcadores de página e rolou um sorteio de ingressos pro cinema que não ganhamos, kkkkk! O mais legal é que o tema da biblioteca neste mês é... A Paz!
Com um dia tão agitado, optei por ler para elas em casa, uma parte de um livro de uma trilogia que gosto muito: Se ligue em você do Tio Gaspa (Psicólogo Luiz Antônio Gasparetto) que fala sobre uma luzinha invisível que carregamos no peito e se acende e se apaga de acordo com nossos sentimentos. Gosto também, porque ele nomeia vários sentimentos e dá exemplos, numa linguagem acessível para a criança.


Conversamos sobre o livro e antes de fazermos uma meditação dirigida que eu havia separado, resolvi fazer uma demonstração de como a nossa mente fica quando estamos muito agitados ou desequilibrados. Peguei um copo com água limpa pra simbolizar a mente e coloquei uma colher de terra e mexi, pra representar os sentimentos ruins. Deixei decantando e embora elas já costumem meditar de vez em quando (Laurinha desde pequena, Helena com muito sacrifício, kkkk) falei sobre como a meditação ou mesmo um simples exercício de respiração, pode nos ajudar a nos acalmar e equilibrar.



Após a meditação, que Helena não topou fazer (kkkkk) mostrei o copo com água, agora com a sujeira decantada no fundo e disse que era assim que ficava nossa mente quando respirávamos fundo e nos acalmávamos, clara novamente (É claro que eu mesma preciso guardar essa imagem, pra quando ficar nervosa! kkkk) Elas ficaram fascinadas!!!
A meditação dirigida que usamos foi esta:



Gostei da analogia da respiração com bolinhas de sabão, só achei chatinha a primeira música das bolinhas de sabão! kkkkk!
No final do dia, rolou uma sessão pipoca :) assistimos ao filme Divetida Mente (2015), da Disney. Eu amo este filme, pois ele fala sobre a mente, produção de memórias, depressão e melancolia e a importância de todos os sentimentos na construção da personalidade, até os ruins.





Um comentário: