quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

FALANDO SOBRE A PAZ COM AS CRIANÇAS - Dia 01

O primeiro tema que escolhi para realizar atividades com as crianças, foi a PAZ. Como disse no post anterior, me inspirei nesta mãe Montessori aqui Gisele Cirolini , pois adorei a idéia de ao invés de ficar pensando, o que vamos fazer de legal com as crianças, já ter separado temas previamente.
A proposta é um tema por semana, o ano todo. Como comecei atrasada, estou abordando 2 ou 3 temas por semana, até acertar o passo. Também não precisa fazer todo dia, até porque nem sempre temos tempo e existem outras brincadeiras e coisas de adultos pra fazer.


Para começar a tratar deste tema neste ano, pois é algo sobre o qual já conversamos sempre, criei para elas no quarto de brincar (ex-quarto montessoriano da Heleninha, onde ela nunca dormiu, pois fizemos cama compartilhada e depois que desmamou preferiu dormir no quarto da irmã) um Cantinho da Paz (leia mais sobre isso aqui). Laurinha já havia tido um cantinho destes numa das prateleiras da estante na sala, quando era pequena, mas depois que Helena começou a andar, não consegui manter... kkkkk!
Coloquei em uma mesinha no canto, algumas coisas que elas podem usar para se acalmar ou apenas relaxar. Essa Nossa Senhora Aparecida de feltro, eu quem confeccionei a pedido da Laurinha quando ela era pequena. Coloquei também esta foto da nossa família, que Heleninha adora abraçar, estas flores amarelas alegres que elas gostam, estas pedras e cristais que elas adoram manusear e este jardim japonês que é muito relaxante arrumar.


Ao lado desta mesa, elas tem um cantinho da leitura com colchonete, livros de papel e de feltro e acima, numa prateleira, jogos de calma e concentração, como quebra-cabeças, memória e pega-varetas. Também deixei a disposição um pendrive e fones com meditação dirigida para crianças e musicas relaxantes.
(Meu maior desafio com este quarto é fazer com que elas o mantenham sem caos! kkkk)
Este virou o cantinho de resolução de conflitos, ataques de fúria (kkkk) que são frequentes quando se tem uma pequena que ainda não superou o terrible two. Eu mesma, vou pra lá quando estou prestes a explodir (kkkk).
Acredito que não há como criar crianças pacíficas e formar adultos para um mundo mais pacífico, se você usa a violência para "educar". Usar o diálogo e oferecer soluções pacíficas, buscar estratégias de não violência, como o tapetinho da Paz ao invés de um cantinho da Disciplina (leia mais sobre isso aqui) para nós aqui em casa, é o método mais eficaz para ensinar a PAZ.

Um comentário: