quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

FALANDO SOBRE PAZ COM AS CRIANÇAS - Dia 02

Quando falamos de Paz, a primeira coisa que vem a cabeça é... guerra, certo? Porém, optei por não tratar a coisa neste viés e sim, da perspectiva de um texto de Monja Coen que eu amo: Se a paz não começar em mim, não começará.
Para um mundo pacífico, precisamos de indivíduos pacíficos e para termos adultos pacíficos, é preciso que as crianças aprendam a conhecer seus limites emocionais e a buscar a Paz dentro de si.
Neste dia, convidei-as para conversarmos sobre a Paz, o que ela significa pra cada um e quais sentimentos e situações que nos tiram a Paz aqui em casa e quais nos trazem Paz. Falei um pouco de mim e as ouvi também.
Pedi pra Laurinha escrever sentimentos e situações correspondentes que nos tiram a Paz e pintar cada sentimento de uma cor. Com Helena, pintamos e colamos desenhos de coisas e situações que tiram a Paz.


Minha maior dificuldade é conciliar o tempo de interesse entre uma criança de 8 anos que gosta de conversar e se aprofundar vagarosamente nas questões e outra de 3 que vive na velocidade da luz! kkkk!
Depois, colamos figuras sobre coisas que nos trazem Paz.  Apareceram, banho de mangueira, passar tempo com avós, curtir a natureza, brincar, fazer uma prece e buscar apoio de um adulto nos momentos de stress.



A parte que Helena mais curtiu foi manusear a cola sozinha :) Colar a deixou bem relaxada, mesmo de início havendo rolado uma disputa na escolha de figuras, kkkkkk!!!
Eu adorei ouvi-las e foi muito bom falar sobre as coisas que me estressam, afinal a mamãe também é gente e tem sentimentos nem sempre bons, mas bastante humanos ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário